domingo, 4 de dezembro de 2011

Vestibular FMU, resultado e etc.

Faltam 3 dias pra fazer um mês, e só agora eu vim aqui fazer esse post. Decadência, hein?! Oloko. Mas juro, não foi falta de vontade. Fiquei muito tempo sem acesso à internet, e os post acumularam. E ainda tenho muito pra fazer!

Como vcs sabem (ou não!), ano que vem é meu ano de faculdade. O primeiro em uma série de 3, mais ou menos. Falo NESSA tag, tudo sobre meu futuro. Com isso, o primeiro passo seria me inscrever em um vestibular, pra poder tentar entrar em alguma faculdade. No final de outubro, eu me INSCREVI em um na FMU, em São Paulo. FUI pra lá só pra fazer a prova. Fiz, e hj to vindo aqui contar tudo como foi, e além disso, o mais esperado, que é o resultado!

A faculdade, o prédio em si, meu Deus. Sem comparação com a faculdade onde eu faço meu CURSO aos sábados. Prédio lindo, bem elaborado. Estudar lá já seria legal pelo lugar! hahahaha. Tirei uma foto, mas NESSE post tem uma imagem do lugar (retirado do Google Street View), que dá pra ver bem melhor. Lá dentro nada de escadas ou elevadores (Na verdade eu não vi nenhum dos dois. Se existir, desculpe!). A falta de elevador é uma coisa que pecou, achei que tinha! As salas, brancas, simples, coisa normal em todos os lugares que se tenham aula. Não vi se tinha wifi livre, mas deve ter!


A prova foi bem tensa. Primeiro que quando eu atravessei os portões da universidade, minhas pernas começaram a tremer como nunca tremeram na vida! Na entrada, tinha uma relação gigante com todos os nomes de quem ia participar do vestibular, com as devidas salas e números de inscrições. Achei meu nome, vi onde eu ia fazer a prova, e fui. Demorei um pouco pra achar a sala, mas achei. Fui o terceiro a chegar, e os fiscais eram super gente boa. Sentei na última carteira, no canto extremo esquerdo. A prova começou, fiz primeiro minha redação, cujo tema era: 'A marcha da ciência, é como a marcha do homem no deserto. O horizonte nunca tem fim.'. Na verdade, era algo assim, mas como vcs podem ver, muito difícil, e eu não sei como consegui redigir um texto sobre isso! Enfim. A prova tava muito difícil. Num nível que nem por lógica (que é uma coisa que me ajuda bastante nas provas!), eu consegui fazer. Algumas, algumas mesmo, consegui achar a resposta. Não tinha nada que eu já tivesse visto na escola. As questões de química, coisa de doido. Acho que nem químicos de verdade saberiam responder sem antes dar uma pesquisada. As de história, a mesma coisa. Parecia que eles tinham inventado algumas coisas que aconteceram antigamente, pra que pudessem elaborar questões sobre, e colocar no vestibular! Português, o  mais fácil. Gramática. Mas dizer que é fácil, não é dizer que eu soube fazer! Aliás, essa foi a única coisa que eu olhei, e pensei: 'Isso eu tive na escola... maldita aula que eu não prestei atenção!'. Chutei tudo! Em inglês, eu queria era ficar quieto. hahahaha. Eu nunca fui bom nessa matéria, e nunca vou ser. Não tenho, e nunca tive vontade nenhuma de aprender. Na escola, minhas notas eram todas graças aos meus amigos que gostavam (Jean, Mayara e Vanderson!), e aos professores que não ligavam quando eu copiava deles (Rafael e Altiva!). Não sei nem dizer se as questões tavam boas, ou ruins, mas só sei que eu consegui ver o gabarito da menina da minha frente, e eu colei todas dela. Quando terminei, ainda tinha mita gente fazendo!


Sai da faculdade com toda certeza do mundo de que eu não iria passar no vestibular, pq eu tinha sido, mesmo, uma verdadeira desgraça! Fiquei triste, com medo, nervoso, quase chorando. Confessei a todo mundo que me perguntava que eu tinha certeza de que eu não tinha ido bem, e todo mundo me ajudava falando coisas como: 'Relaxa, vc vai passar!', ou 'Não faz mal, vc tenta em outra!', e etc. Até que na quinta feira, as 5h30 da manhã, entrei no site,  coloqui meu RG, e vi a seguinte página:


Minha prima tava do meu lado, eu só tive tempo de virar e gritar: 'FUI APROVADO, PORRA!!!'. Ela já estava meio que cochilando, levou um susto gigante, me abraçou, falou parabéns, e ficou me vendo enquanto eu surtava igual um bocó. Parecia que eu tinha passado numa UFPR da vida. Mas o que importava é que PRA MIM, aquele resultado era a mesma coisa. Uma das minhas maiores conquistas, e eu realmente tava muito feliz.

O gabarito tmb já estava no site. Depois de alguns minutos sem acreditar no resultado, fui ver quanto eu tinha acertado. Eu ia falando as respostas certas, e a minha prima ia vendo se eu tinha acertado. A gente riu demais nesse momento, mas a tensão foi grande! Vou por uma relação que eu fiz aqui, pra vcs verem:

Legendas: 
Nº = Número da questão // RC = Resposta Correta // MR = Minha Resposta
Fundo Verde = Acertei // Fundo Vermelho = Errei


De 60 questões, acertei DEZENOVE! Sim, e ainda passei. Foi menos da metade da prova, e quase eu acertei apenas a metade da metade. HAUHAUAHUA. Muito tenso. Eu devo ter ido MUITO bem na redação, mas eu ainda não tive acesso a minha nota. Várias questões aconteceu de eu marcar a alternativa certa, reler a questão, apagar, e marcar a errada. Fiquei com muito ódio! As de inglês que eu copiei da menina da minha frente, que tinha cara de nerd, eu acertei apenas 1! Ou seja, ela era burra como eu! HAUHAUAHUAH.

Eu pesquisei bastante sobre a nível de dificuldade dos vestibulares anteriores da FMU, e achei muita gente falando que nem precisava se preocupar, pq lá (vc indo bem ou não), vc era aprovado na certa. Mas mesmo assim fiquei preocupado, frio na barriga, e etc. Agora, que fui APROVADO, sei que isso realmente é verdade. Qualquer um passa. E nao é só FMU. A maioria das faculdades particulares são assim. Como li em vários lugares por aí, é só vc passar lá, e entregar seu RG pra faxineira... ela te aprova! hahahaha.

Independentemente da minha nota, o que valia era minha felicidade! Saí espalhando pra todo mundo que tava por dentro do assunto pela internet. Minha vontade era sair gritando pros 4 ventos que eu tinha passado, mas o horário não permitia. Tirei print dos primeiros recados que mandei pra turma...


Uma das minhas maiores ansiedades, era ver como cada pessoa da minha família ia se importar ao saber da notícia. Eu meio que já sabia como certas pessoas iam se surpreender, outras nem tanto, e etc. Infelizmente, 4 horas após eu ter visto o resultado, aconteceu algo trágico. Meu vô paterno faleceu (vou falar sobre isso aqui ainda!), e meio que minha grande notícia ficou pra trás. Até mesmo eu, fiquei cabisbaixo, e não aproveitei como queria. Meu pai, coitado. Ele era uma das pessoas que eu esperava mais animação, mais parabéns e etc. Mas sem jeito. Quando eu o encontrei, ele tava aos prantos, só consegui abraça-lo, e nada mais! Contei pra ele mais tarde, de canto. Ele me deu parabéns, me abraçou, disse que tava orgulhoso de mim, mas disse que não estava em um momento bom pra festejar. Minha mãe, não esperava absolutamente nada. Ela é super imotiva. Tanto, que chega a ser ridículo. Foi tipo: 'Mãããe, passei no vestibular!!!', e ela: 'Hm!'. Literalmente isso. Minha vó Nair me abraçou feito uma doida, e ficou muito feliz. hahaha. E a que eu mais gostei, foi minha tia Paula. Que por mais que estejivesse num momento difícil, conseguiu (como ela mesmo disse), guardar a tristeza por alguns minutos, pq a notícia merecia esse momento. Ela me abraçou, abriu um sorriso gigante no rosto, e me chamou de 'Hacker da Família'. Não sei o que Web Designer tem haver com hacker, mas bele. E ainda disse que não era pra mim me preocupar, pq depois que a poeira abaixasse, ela ia comemorar comigo. Não foi pra menos, ela é a tia tecnologica da família. A tia relax, que pra ela tanto faz como tanto fez. A tia que sempre zelou pela educação dos sobrinhos. E tenho certeza que uma notícia dessa pra ela foi realmente legal! E há, ainda mais que eu fui o PRIMEIRO dos 13 primos e primas a passar um vestibular!!! Dos amigos, foi suuuuper legal. Alguns me surpreenderam, e o a que eu mais gostei, foi a Nicole Brandt. A Mô já tinha visto, e já  tinha me dado os parabéns. pela internet, mas quando me encontrou na rua, vei me dar pessoalmente. A Ni não entedeu nada e perguntou pq dos parabéns, contei, ela simplesmente gritou, e veio correndo me dar um abraço, falando: 'Eu falei que vc ia conseguir, eu falei!'. hahahahah. Foi muito fofa. E realmente, desde o começo do ano, por eu tá no 3º colegial, ela me falava que era pra mim ficar relax, estudar, pq eu ia conseguir. Uma fofa!

Bom, é isso. Consegui dar a notícia aqui no blog de uma maneira bem legal. Ainda mais legal do que eu imaginava! Acho que agora vcs querem saber da matrícula, e quando eu vou começar, etc. Bom, andou acontecendo algumas conversar sérias entre eu e minha mãe, e eu acho melhor falar sobre tudo isso num post dedicado! Ok?!

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi! Muito legal o que você escreveu! Gostei mesmo. Vou fazer a minha prova no domingo e estava super nervosa, agora estou tranquila : )
Foi difícil encontrar na internet algum relato sobre a prova.
Obrigada, você me ajudou muito!!!!
Parabéns por ter entrado. Pode ter sido fácil entrar, mas agora você começa uma jornada para sair e com certeza vai sentir ainda mais alegria quando se formar!! Beijos